terça-feira, 13 de outubro de 2009

I Contenda Ideológica

I Contenda Ideológica

Creio que o título é auto-explicativo. Cheguem aqui em casa, sexta-feira (16/10/2009) às 20h, e exponham materiais (quaisquer) que suscitem discussões a respeito de "ideologia" (a forma de exposição é você quem escolhe). Você diz o que é importante colocar em pauta e, então, a contenda se dá, já que basta estar em contato com outro para que haja “contenda”. Como inspiração cito um trecho do verbete “ideologia” dum Dicionário de Política, o trecho dá notícia de um diferenciação que Noberto Bobbio faz entre o “significado fraco” e o “significado forte” de “ideologia”. Lá vai:

"No seu significado fraco, Ideologia designa o genus, ou a species diversamente definida, dos sistemas de crenças políticas: um conjunto de idéias e de valores respeitantes à ordem pública e tendo como função orientar os comportamentos políticos coletivos. O significado forte tem origem no conceito de Ideologia de Marx, entendido como falsa consciência das relações de domínio entre as classes, e se diferencia claramente do primeiro porque mantém, no próprio centro, diversamente modificada, corrigida ou alterada pelos vários autores, a noção da falsidade: a Ideologia é uma crença falsa. No significado fraco, Ideologia é um conceito neutro, que prescinde do caráter eventual e mistificante das crenças políticas. No significado forte, Ideologia é um conceito negativo que denota precisamente o caráter mistificante de falsa consciência de uma crença política".

Crenças políticas temos todos, creio que material para discussão não falta nesse sótão chamado “consciência”. Aceitamos assuntos intragáveis. Aceitamos desaforos. Só não aceitamos agressão física ou depredação da casa.

Aliás, mande-me e-mail que eu mando o endereço da casa. Os que já sabem o endereço, apareçam.

Um vinho ou uma cerveja seriam bons acompanhantes... traz aí.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário